Ministereo Público Sistema de Som

Sob a inspiração de uma das mais sólidas tradições propagadas no mundo, surgida na Jamaica nos anos 50, nasce há 14 anos MiniStereo Público Sistema de Som, primeiro Sound System da Bahia . MiniStereo Público foi fundado na cidade de Salvador em 2005, por um grupo de amigos djs amantes do reggae com ambições de criar um movimento que os representasse no cenário musical independente da cidade.

Formado atualmente por Dj Raiz, Dj Pureza e o Dubmaster Regivan Santa Bárbara, possuem um P.A. composto de 6 subgraves duplos de 18 polegadas com 2 mil watts em cada caixa. São 6 colunas de alta frequência, sendo um total de 24 mil watts de som, que se propagam com qualidade limpa e potente, tornando os graves ainda mais poderosos. O paredão tem cerca de 2 metros de altura e 5 metros de largura.

MiniStereo Público pode fazer sua performance em várias configurações, com shows de 2 a 6 horas, discotecando com vinis ou equipamento digital, podendo participar no cenário principal ou em tendas independentes com sua própria estrutura de som.

O primeiro e mais emblemático projeto, foi e continua sendo “MiniStereo Público Saúda Yemanja”. Este evento foi o ponto de partida desta Equipe de Som; A cada 02 de fevereiro se festeja nas ruas do Rio Vermelho, a tradicional festa em homenagem a Yemanja, Deusa do mar da cultura afro-brasileira, e MiniStereo Público comemora seu aniversário fazendo um baile ao mais puro estilo jamaicano, sem perder a essência da Bahia. Montam gratuitamente o paredão na rua, levando seus vinis e convidado toasters, cantores e mcs, para fazer intervenções na festa. O baile tem uma duração de umas 8 horas e a cada ano o fluxo de participantes é maior, chegando a ter um público rotativo de mais de 5 mil pessoas. Nesta ultima edição, celebraram o 14o aniversário com convidados muito importante na cena nacional como BNegão (RJ), Dj Magrão (SP), Baiana System (BA) e surpresas como Luedji Luna, Mis Ivy entre outros amigos.

Mais um evento de grande ênfase do MPSS, é a festa “Quintas Dancehall”, que há 12 anos vem invadindo as boates da cidade, com os grandes clássicos e novidades do Dancehall. Durante os primeiros 8 anos foi realizada semanalmente, e nestes últimos 3 anos passou a ser feita quinzenal ou mensalmente. Esta festa sobressai pelas importantes participações de artistas de nível mundial tais como Eek-A-Mouse (JAM), Mad Professor (UK), Carlton Livingston (JAM), YT (UK), Ranking Joe (JAM), Soom-T (UK), Million Stylez (SUE), Channel One (UK), e artistas nacionais como Rico Dalasam (SP), Buguinha Dub (PE), Black Allien (RJ), Karina Buhr (SP), Larissa Luz (BA), Marina Peralta, Okwei Odili.

Também se destacam fazendo ações sociais, organizadas num projeto chamado “Mutirão Mete Mão”, o qual foca na ideia da inclusão social de jovens dos bairros periféricos através do sound system e do graffiti, elaborando cursos de montagem dos sistemas de som, cursos de discotecagem, e também experiências com dança, grafiti e freestyle, cativando, despertando e oferecendo aos moradores novas possibilidades artísticas e profissionais.

As ultimas propostas do MiniStereo Público tem sido: mais uma festa chamada  Soundcheck” que permeia as vertentes roots e dub do reggae é o “Arena Sound System”, primeiro festival de Sound Systems de Salvador, com mais de 10 horas de duração ocorrido em Janeiro de 2018, contando com 3 sound systems de diferentes estados brasileiros: o sound do MiniStereo Público, o do DeskaReggae (BH) e o de Digitaldubs (RJ), e tendo convidados tão importantes no mundo do reggae como Cedric Mylton (JAM), Prince Fatty & Horseman (UK), Lazzo Matumbi (BR), Black Allien (BR), BNegão Trio (BR).

Outros acontecimentos importantes nos quais MiniStereo Público participou são: o carnaval de Salvador (2010 / 2011 / 2012); Uma turnê na Inglaterra no ano 2014; e dividir palco com Manu Chao (FRA), The Congos (JAM), Martin Campbell (UK), Natiruts (BR), Max Romeo (JAM), Alpha Blondy (JAM), Celso Moretti (MG), Earl 16 (JAM), Ponto de Equilíbrio (BR) dentre outros.

 

Scroll to top